segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Japão oferece bolsas de estudos para brasileiros



Um programa de intercâmbio japonês oferece a estudantes brasileiros bolsas de estudos para duas das melhores universidades do mundo. Proporcionalmente ao número de habitantes.
O estudante piauienses Phillip Gallas que já estudava a língua japonesa, estudou intensamente por mais de um ano para conseguir passar nas provas e alcançar o sonho de conseguir fazer intercâmbio no Japão, onde irá estudar engenharia elétrica. O curso tem duração de cinco anos. A autorização para o estudante viajar sai no mês de dezembro.
“Eu sempre fui interessado em tecnologia e achei muito interessante poder ter a oportunidade de estudar no Japão e pesquisei mais sobre isso. Quando eu falei pra os meus pais que eu queria muito tentar a bolsa, eles souberam que era uma grande oportunidade. Na verdade é uma oportunidade única para quem quer desenvolver principalmente pesquisa, que infelizmente no Brasil é muito complicado. Lá já se tem toda a infraestrutura, incentivo para os estudantes”, contou.
O programa oferece bolsas nas modalidades de pesquisa, graduação, escola técnica, língua e cultura japonesa, curso profissionalizante e treinamento para professores. Para estudar no Japão os piauienses fazem uma prova na cidade de Belém e se aprovados são encaminhados para uma entrevista.
Difícil mesmo vai ser para o técnico em radiologia Kleber Gallas, pai de Phillip, que já está apreensivo com a ideia do filho morar tão longe. “Não é fácil. Realmente quando a gente imagina, não é fácil agora. Imagina no dia que acontecer. Mas enfim, é o jeito. Filho é para o mundo”, disse.
O estudante Rafael Gonçalves que já está no Japão estudando mestrado em arquitetura e desenvolvendo um projeto, conta como é a experiência e a oportunidade de estudar no país japonês.
“Aqui tem uma cultura bem diferente do Brasil. O Brasil é bastante aberto e o japonês é um pouco mais introspectivo, então essa adaptação às vezes é complicada, mas em momento nenhum eu me arrependo. Obviamente eu sinto saudades de algumas coisas do Brasil, mas não me arrependo em momento nenhum de ter vindo aqui para o Japão e acredito que foi uma decisão bem certa na verdade, porque é um país que abriu as portas pra mim como estudante numa universidade muito boa. Então eu fico feliz de estar aqui”, explicou.
Para quem deseja fazer parte desse projeto e conseguir bolsas de intercâmbio para o Japão, um dos pré-requisitos é o candidato ter conhecimento de inglês ou japonês fluente. O cônsul Masahiko Kobayashi contou que no caso da graduação o concorrente precisa ter o ensino médio completo, e na pesquisa precisa ser formado ou formando.
“Nosso ministério de educação oferece anualmente bolsa de estudos para curso de graduação, cursos técnicos e profissionalizantes. Quem tiver interesse é só clicar no link abaixo do consulado do Japão. As inscrições para esse ano já terminaram, mas anualmente estamos convocando”, explicou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário