quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Governadores ganham apoio de Deputados e Senadores na luta pela iberação de ajuda financeira da União




Governador do Piaui, Wellington Dias  

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT-PI) participou nesta terça, 20, em Brasília, de encontros com Deputados e Senadores. Nas agendas os deputados e senadores organizaram as bancadas do Nordeste, Norte e Centro – Oeste tanto na Câmara dos Deputados como no Senado e foi criado assim como tem o Fórum dos governadores o fórum dessas três regiões na Câmara dos Deputados e Senado Federal.
Essas três regiões do Brasil representa 60 senadores de 81 senadores que compõe o  Senado, representa metade da Câmara dos Deputados, e, todos os Senadores, Deputados e os 20 Governadores dessas regiões representam metade da População Brasileira, disse Wellington Dias.
O governador do Piauí garantiu que há todo o apoio da bancada federal dos estados da região. Cada bancada desses estados na Câmara e Senado está empenhada para que haja junto ao Governo Federal, a Presidência da República, uma agenda para definir entendimento para que a União possa pagar os recursos que pertencem a essas unidades da Federação.
“São recursos da Lei Kandir, que assegura compensação pelos produtos de exportação isentos do ICMS, como mel, carnaúba, soja”, disse Wellington. A lei determina o pagamento de uma compensação correspondente àquilo que seria devida a cada estado, algo em torno de 12%.
“Temos recursos empenhados, como restos a pagar ainda de 2014, e num estudo feito pelo Tribunal de Contas da União e Conselho de Secretários de Fazenda,  tivemos prejuízos de R$ 14 bilhões”, disse.

   Governador do Piaui, Wellington Dias e Presidente do Senado, Renan Calheiros durante encontro 


Wellington destaca ainda a necessidade de auxílio emergencial como foi feito com o Rio de Janeiro, que assinou decreto de calamidade. “Por que temos que fazer esse decreto de calamidade, criando um ambiente ruim para o país? Por que não fazemos isso através da negociação”, questiona Wellington, declarando que o resultado foi a elaboração de uma carta com relatos da situação e a busca de entendimento dos governos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. “As bancadas dessas regiões estão reforçando pedido de audiência com o presidente, que esperamos ser efetivada após essa viagem a Nova York”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário